Flavio Cruz

O rei enlouqueceu

O rei enlouqueceu

Ninguém acreditava. O rei começou a falar coisas sem sentido. Alguns começaram a comentar às escondidas, pois, afinal de contas, ele era o grande monarca, o número um de todo o mundo.

Um dia um nobre o interpelou:

-Majestade, o que estais a dizer?

Mal começou e foi destituído e despido de seu cargo. Começaram – esse povo sempre tem o que falar! – a protestar dizendo que aquilo não era democrático. Embora sendo realeza, um pouco de justiça sempre é bom, todos falavam. Furioso, ele fez decretos afirmando que era o mais democrático de todos os nobres que já existiram. Naquele reinado e em todos os outros. E mais: quem ousasse dizer o contrário, sofreria as consequências.

E todo dia havia novas mentiras.  Mentiras sobre as mentiras. O monarca, simplesmente, adorava mentir e acreditava em tudo que dizia.

Uns achavam engraçado, outros ficavam furiosos e alguns, mais do que se poderia imaginar – achavam que ele falava a verdade. Um dia imaginem, em um discurso, disse que o sol era verde. E apontando para o grande astro e dizia:

-Estão vendo? E dizem que estou mentindo!

Alguns riam, outros achavam que ele tinha razão, mas não queriam olhar para não ficarem cegos, mas cegos já estavam. A grande maioria da população e, principalmente os mais inteligentes, queriam tirá-lo do poder. Mas nunca conseguiam.

Talvez fosse melhor assim. O príncipe, que viria em seu lugar, certamente iria ser pior do que ele. Até hoje nada aconteceu e o reino ainda está lá firme, só Deus sabe até quando. E isso não é mentira, não.

 

All rights belong to its author. It was published on e-Stories.org by demand of Flavio Cruz.
Published on e-Stories.org on 02.09.2017.

 
 

Comments of our readers (0)


Your opinion:

Our authors and e-Stories.org would like to hear your opinion! But you should comment the Poem/Story and not insult our authors personally!

Please choose

Vorig bericht Volgend bericht

Meer uit deze categorie "Politiek & Gemeenschap" (Short Stories in het Portugees)

Other works from Flavio Cruz

Vond je dit een leuk artikel? Kijk dan eens naar het volgende:

Um amor além da imaginação - Flavio Cruz (Liefde & Romantiek)
El Tercer Secreto - Mercedes Torija Maíllo (Science-Fiction)