Flavio Cruz

Sapatos às margens do Danúbio

Nada mais prosaico que sapatos. Quem faria uma escultura com eles? Coisa de arte moderna, talvez? Uma daquelas que só os entendidos podem comentar? O fato é que um grande amigo meu, conhecedor de vinhos e amante da cultura do velho continente, ficou impressionado com os sessenta pares desenhados em ferro por Gyula Pauer e colocados às margens do Danúbio em Budapeste. Eram modelos usados por crianças e adultos nos distantes anos 40. Um pouco corroídos pelo tempo, estão lá desde o ano 2005, quando o monumento foi inaugurado Há muito mais por trás deles. Há a crueldade doentia de um grande ditador, há a dor e humilhação de milhares de pessoas.
Ferenc Szálasi era um político afinado com os ideais da causa nazista e líder do Partido da Cruz Flechada na Hungria. Em parceria com o assassino alemão, tinha, como um dos seus principais objetivos, eliminar todos os judeus. Enchia trens com as pobres vítimas e as enviava para o campo de concentração em Auschwitz. Quando os vagões estavam lotados, o trem partia. Os que ficavam para trás, tinham de tirar seus sapatos e ficar em pé, esperando pela execução. Eram então fuzilados e jogados nas águas do famoso rio, para que fossem levados embora. Com o frio rigoroso que fazia na Europa, seria um desperdício serem atirados junto com os corpos.
Essa é a história dos sessenta pares ali expostos. Um conto de terror e uma metáfora horrorosa sobre a bestialidade humana, contada em forma de escultura, sólida, em ferro, para que não nos esqueçamos jamais.

All rights belong to its author. It was published on e-Stories.org by demand of Flavio Cruz.
Published on e-Stories.org on 20.03.2015.

 
 

Comments of our readers (0)


Your opinion:

Our authors and e-Stories.org would like to hear your opinion! But you should comment the Poem/Story and not insult our authors personally!

Please choose

Vorig bericht Volgend bericht

Meer uit deze categorie "Algemeen" (Short Stories in het Portugees)

Other works from Flavio Cruz

Vond je dit een leuk artikel? Kijk dan eens naar het volgende:

A consciência de Julian - Flavio Cruz (Science-Fiction)
Amour fourbe - Linda Lucia Ngatchou (Algemeen)
Bad year 2021 - Rainer Tiemann (Historisch)